quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DESPORTO: LIGA DOS CAMPEÕES 2011/2012, SORTEIO DE GRUPOS

Em tempo de férias, festas e romarias, deixamos o resultado do sorteio de grupos da Liga dos Campeões, que ditou os adversários para FC Porto e Benfica naquela que é a maior competição mundial de futebol a nível de clubes.

Ao FC Porto (Grupo G) fazem companhia o Skahktar Ucrânia), Zenit (Rússia) onde jogam os portugueses Danny e Bruno Alves e o APOEL (Chipre) onde jogam os portugueses Nuno Morais, Paulo Jorge e Hélio Pinto.

Ao SL Benfica (Grupo C) tocou o Manchester United (Inglaterra) onde joga o português Nani, Basileia (Suíça) onde joga o português Carlitos e Otelul Galati (Roménia).




Grupo A: Bayern (Alemanha), Villarreal (Espanha), Manchester City (Inglaterra) e Nápoles (Itália)

Grupo B: Inter (Itália), CSKA (Rússia), Lille (França) e Trabzonspor (Turquia)

Grupo C: Manchester United (Inglaterra), BENFICA (Portugal), Basileia (Suíça) e Otelul Galati (Roménia)

Grupo D:Real Madrid (Espanha), Lyon (França), Ajax (Holanda) e Dínamo Zagreb (Croácia)

Grupo E: Chelsea (Inglaterra), Valência (Espanha), B. Leverkusen (Alemanha) e  Genk (Bélgica)

Grupo F: Arsenal (Inglaterra), Marselha (França), Olympiakos (Grécia) e B. Dortmund (Alemanha)

Grupo G:FC PORTO (Portugal), Shakhtar (Ucrânia), Zenit (Rússia) e APOEL (Chipre)

Grupo H:Barcelona (Espanha), Milan (Itália), BATE Borisov (Bielorrússia) e Viktoria Plzen (Rep. Checa)

Datas dos jogos:
Jornada 1: 13/14 Setembro
Jornada 2: 27/28 Setembro
Jornada 3: 18/19 Outubro
Jornada 4: 1/2 Novembro
Jornada 5: 22/23 Novembro
Jornada 6: 6/7 Dezembro

Adversários do FC PORTO:
"O Shakhtar, campeão ucraniano em título, lidera o campeonato com 19 pontos em sete jogos, fruto de seis vitórias e um empate. A equipa orientada pelo romeno Mircea Lucescu conta no plantel com oito jogadores brasileiros, dos quais se destacam os médios Fernandinho, Jadson e Willian e os avançados Luiz Adriano e Dentinho.(...)

O Zenit, que conta nas fileiras com os portugueses Danny e Bruno Alves (antigo capitão dos dragões), ocupa actualmente a segunda posição do campeonato russo, somando 43 pontos na segunda posição, a dois do líder CSKA Moscovo.(...)

O Grupo G  fica completo com o APOEL, equipa que se sagrou campeã no Chipre na última época(...) Na formação de Nicosia alinham os portugueses Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto." Fonte:  Abola online.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FESTAS DE MIRANDELA 2011, ESPETÁCULO DE FOGO DE ARTIFÍCIO

Os espectáculos pirotécnicos são uma das principais atracções das festas de Mirandela, trazendo à  cidade  muitos milhares de pessoas para assistirem  a esse espectáculo  único de cor, animação e som.

Este ano, depois da bem preenchida noite de sexta-feira, na qual a marcha luminosa e a fantástica "noite dos bombos" foram, cada um ao seu jeito, pontos altos,  tendo este último durado, como sempre,  até que o sol raiou, chegou o sábado e com ele o que muita gente entende como a grande atracção da festa de Mirandela: o fogo de artifício. Com efeito, as margens do rio Tua encheram-se mais uma vez de milhares e milhares de pessoas para, à 1h15 da manhã, assistirem a mais um  grande espectáculo de fogo de artifício! Este ano 100% com musica Portuguesa!  Deixo-vos com  o testemunho ilustrado de algumas imagens e som: (clique na opção de formato Youtub "tela cheia", vale a pena)










sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CARTAS DE CONDUÇÃO, VALIDADES E RENOVAÇÃO vs CONFUSÃO

Temos ouvido, muito frequentemente, lamentos de pessoas que viram as suas cartas de condução caducadas embora o prazo para renovação constante do documento ainda não tivesse decorrido. Este assunto tem gerado alguma confusão e prejuízos sérios para quem foi vitima das últimas alterações legislativas nesta matéria.

Com efeito, em 1 de Janeiro de 2008 entraram em vigor alterações quanto à validade das cartas de condução, com especial relevância para o fixado pelo novo normativo que predomina relativamente as datas que os títulos mencionam. Como nota mais recorrente, porque abrange o maior número de titulares, referia-se que, a carta que habilita a conduzir veículos da categoria A, B, B+E e da subcategoria A1 e B1 perde a validade quando o seu titular faz 50 anos, em vez dos 65 anteriores.Assim a validade destas cartas que terminava apenas aos 65 anos passa a ser aos 50, depois aos 60, 65, 70 e, a parir daí, de 2 em 2 anos.Os pedidos de revalidação devem ser entregues nos seis meses antes do término da validade.

Consulte as tabelas de revalidação por ano de nascimento do titular da carta de condução:

Parece-nos ainda importante referir que, deixado passar o prazo de renovação, há até 2 anos para o fazer sem necessidade de efectuar provas de exame,no entanto, não deverão conduzir com a carta caducada. Decorrido aquele prazo, a prova de aptidão e de comportamento (vulgarmente designada por prova prática) é condição necessária para a revalidação da carta de condução.

Para mais informações relativamente a este assunto e procedimentos de renovação, "Sitio de Internet do IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, Aceda aqui, Saiba mais»»

Saiba quando tem de renovar a sua carta de condução:Simulador de Revalidação da Carta de Condução



Obs.: Esta nota é meramente informativa, sustentada na informação pública disponível, não sendo esta associação, ou autor do conteúdo, responsáveis por qualquer incorrecção da interpretação da Lei ou dos factos  referenciados. Recomenda-se a leitura dos normativos que sobre a matéria fazem lei.